Projeto Identidade Educação Infantil: por onde começar?
Atualizado: 18 de nov. de 2022
O ambiente escolar amplia as interações da criança. O Projeto Identidade na Educação Infantil tem o objetivo de potencializar a experiência desse convívio.
É a partir do outro que nos reconhecemos enquanto indivíduos. Daí a importância de que a escola seja um lugar de acolhimento à diversidade, às particularidades das crianças, às distintas formas de lidar com o entorno, de aprender o mundo e conhecer a si mesmo.
Nesse texto abordaremos uma ferramenta pedagógica essencial para desenvolver essas habilidades nos pequenos: o Projeto Identidade.
Conteúdo:
O que é o projeto identidade na educação infantil?
O ambiente escolar amplifica as interações sociais na infância. O projeto de identidade na educação infantil é um instrumento pedagógico que potencializa a experiência dessas interações. Seu objetivo é conduzir as crianças a explorarem da melhor forma o conhecimento de si, a percepção da diversidade e o respeito às diferenças.
Durante os primeiros anos escolares, é essencial que as crianças avancem nas habilidades de autoconhecimento.
O projeto identidade, quando desenvolvido de forma conjunta a outros instrumentos pedagógicos essenciais, possibilitará às crianças, experiências fundamentais de aprendizagem no reconhecimento de seu “EU”, o que é indispensável para que ela consiga desenvolver a própria autonomia.
Quais os objetivos desse instrumento pedagógico?
Para além do desenvolvimento do autoconhecimento e de outros objetivos principais, já explicitados acima, listamos aqui uma série capacidades trabalhadas também por essa ferramenta pedagógica:
Trabalha a autoestima
Exercita a imaginação
Promove a importância do acolhimento às diversas formas de existir
Promove as relações interpessoais possibilitando a formação de laços afetivos
Estimula o desenvolvimento do diálogo e da linguagem oral
Faz a criança reconhecer os limites dos outros indivíduos
Constrói com mais autonomia um sentido de autoimagem
Dá a elas noções básicas de existência em coletivo
Promove a socialização saudável
Exercita o autocuidado
Qual o papel do professor na construção da identidade das crianças?
O papel do professor é o de um simplificador do processo. Que está ali para facilitar o autoconhecimento daquelas crianças, desde que elas também sejam as protagonistas dessa descoberta.
O simples hábito de chamá-las pelo nome e de atribuir a elas objetos é uma boa forma de reforçar a questão da identidade com os pequenos, funciona quase como uma atividade, por exemplo, "o lápis azul é de Pedro, a borracha amarela é de Mariana, a caneta é de Davi".
Assim elas identificam a individualidade do outro quando percebem que aquele objeto pertence a ele e não a si próprio, dessa forma ele e eu somos diferentes, possuímos coisas diferentes, temos particularidades, etc.
Ainda nessa linha, uma outra forma de trabalhar a diferenciação entre indivíduo e grupo, poderia ser uma adaptação da atividade acima, substituindo a posse de objetos pelas escolhas pessoais.
Por exemplo, divide-se a turma em pequenos núcleos, conforme o sabor de sorvete preferido: chocolate, morango, flocos. A criança deverá escolher autonomamente o grupo em que será inserida e notar, com naturalidade, sua distinção com os outros parceiros de turma, que optaram por estar em outros grupos.
Quais habilidades da BNCC trabalham a identidade nos primeiros anos escolares?
Seguem aqui algumas habilidades presentes na BNCC, que se relacionam explicitamente com o projeto identidade.
EI03CG02 Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
EI03CG04 Adotar hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência.
EI03EO01 Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
EI03EO04 Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03EO05 Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
EI03TS01 Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
Dica essencial para o Projeto Identidade na educação infantil segundo a BNCC
A BNCC deixa claro que um dos direitos primordiais de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil é o autoconhecimento, ela conceitua essa capacidade como um dos mais relevantes campos de experiência, responsável por potencializar a formação da identidade nos pequenos, esse é o papel fundamental do Projeto Identidade na Educação Infantil.
A Identidade, como já deixamos claro acima, é construída nas interações sociais, no dia a dia dessas crianças, tanto no seio familiar quanto na escola.
Então de que forma agir para ser de fato um facilitador da experiência dessas crianças?
Uma dica unânime entre especialistas é excluir do cotidiano dessas crianças a comparação de desempenho entre elas, reconhecer as especificidades de cada um deles e evitar premiar que, por exemplo, consigam executar uma tarefa com mais destreza que outro.
É mais proveitoso guiá-los para a descoberta das próprias particularidades, das atividades onde se sentem mais confortáveis, ainda que estimulando a turma a participar de todas as atividades, independente do desempenho.
E se você já sabe no que consiste o Projeto identidade e quer um modelo exemplificativo do que é essa ferramenta, nós sugerimos esse artigo aqui. Outro material riquíssimo é esse vídeo da professora colorida:
Já se você se está procurando mais assuntos relacionados à aprendizagem das crianças, nosso blog está recheado de textos como esse aqui, que você acabou de ler.
Post relacionado: Projeto Higiene Educação Infantil