• Allan Araújo

Projeto Folclore na Educação Infantil: Atividades Práticas e seus Objetivos

O folclore, como expressão viva da cultura popular, desempenha um papel crucial na formação das crianças.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a necessidade de incorporar o folclore na Educação Infantil, reconhecendo sua relevância no desenvolvimento integral dos pequenos.

Neste artigo, exploraremos a importância desse projeto, detalhando atividades práticas e lúdicas alinhadas à BNCC.

A Relevância do Projeto Folclore na BNCC

O Projeto Folclore na Educação Infantil, alinhado à BNCC, tem como objetivo principal promover o respeito à diversidade cultural e estimular o desenvolvimento integral das crianças.

Seguindo os objetivos gerais da BNCC, o projeto busca contribuir para o desenvolvimento da identidade, autonomia, expressão oral e corporal, além de promover a convivência e o respeito às diferenças.

Objetivos Gerais do Projeto Folclore na Educação Infantil:

1. Promover a Valorização da Diversidade Cultural:

- Fomentar o respeito e apreço pelas diversas manifestações culturais presentes no folclore brasileiro, contribuindo para a construção de uma identidade cultural sólida nas crianças desde os primeiros anos de escolaridade.

2. Desenvolver o Pensamento Crítico:

- Estimular o pensamento crítico por meio da exploração das lendas e mitos, permitindo que as crianças questionem, analisem e interpretem diferentes narrativas folclóricas, desenvolvendo habilidades cognitivas fundamentais.

3. Integrar Conhecimentos Interdisciplinares:

- Promover a integração de conhecimentos de diversas disciplinas, como literatura, artes, ciências e matemática, proporcionando uma abordagem holística e enriquecedora para a aprendizagem.

4. Incentivar a Expressão Criativa:

- Estimular a criatividade por meio da produção artística e narrativa, permitindo que as crianças expressem suas ideias e interpretações das tradições folclóricas, desenvolvendo habilidades de comunicação e expressão.

5. Fomentar a Interação Social e a Colaboração:

- Criar oportunidades para atividades colaborativas, promovendo a interação entre os alunos. Essa colaboração não apenas reforça os laços sociais, mas também enriquece a compreensão coletiva das tradições folclóricas.

6. Estimular o Respeito à Natureza:

- Conectar as narrativas folclóricas à natureza, promovendo a conscientização ambiental desde a infância e incentivando atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente.

7. Despertar o Gosto pela Leitura e Oralidade:

- Estimular o interesse pela leitura e oralidade por meio das histórias folclóricas, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem e enriquecendo o vocabulário das crianças.

8. Fortalecer a Identidade Nacional:

- Proporcionar experiências que fortaleçam o sentimento de pertencimento à cultura brasileira, reforçando valores, tradições e elementos que compõem a rica diversidade cultural do país.

Atividades Práticas e Objetivos Específicos :

1. Preservação Cultural:

Atividade: Promover uma roda de conversa sobre lendas e mitos folclóricos, incentivando as crianças a compartilharem histórias de suas próprias famílias.

Objetivo : Contribuir para o desenvolvimento da identidade cultural, conforme preconizado pela BNCC.

2. Expressão Oral e Corporal:

Atividade: Realizar encenações de personagens folclóricos por meio de teatro de fantoches ou dramatizações.

Objetivo : Estimular a expressão oral e corporal, desenvolvendo a capacidade comunicativa das crianças.

3. Arte Folclórica:

Atividade: Criar artesanatos inspirados no folclore brasileiro, como a confecção de máscaras de personagens folclóricos.

Objetivo : Contribuir para o desenvolvimento da expressividade artística e da criatividade.

4. Música e Dança:

Atividade: Promover atividades de música e dança com músicas folclóricas brasileiras, incentivando a participação de todos.

Objetivo: Contribuir para o desenvolvimento da sensibilidade, expressividade e apreciação musical, conforme previsto pela BNCC.

5. Literatura Folclórica

Atividade: Realizar a leitura de contos e fábulas folclóricas, incentivando a imaginação e a compreensão das narrativas.

Objetivo: Desenvolver o gosto pela leitura, estimulando a imaginação e promovendo a compreensão de diferentes formas de narrativas.

6. Jogos Tradicionais:

Atividade: Introduzir jogos populares tradicionais, como amarelinha, ciranda e peteca, proporcionando experiências lúdicas e cooperativas.

Objetivo: Estimular o desenvolvimento motor, a socialização e o respeito às regras, contribuindo para a formação integral das crianças.

7. Conhecimento Geográfico:

Atividade: Explorar mapas e histórias que evidenciem a diversidade folclórica em diferentes regiões do Brasil, ampliando o entendimento das crianças sobre a riqueza cultural do país.

Objetivo: Integrar o conhecimento geográfico com a compreensão da diversidade cultural, promovendo uma visão mais abrangente do folclore brasileiro.

8. Culminância Artística:

Atividade: Organizar um evento culminante, como uma exposição de trabalhos artísticos e apresentações, envolvendo as famílias das crianças.

Objetivo: Fortalecer a parceria entre escola e família, além de consolidar os aprendizados através da expressão artística coletiva.

Conclusão:

O Projeto Folclore na Educação Infantil, não apenas preserva as tradições culturais, mas também promove o desenvolvimento integral das crianças.

Ao incorporar atividades práticas e lúdicas, proporcionamos um ambiente educativo enriquecedor, onde as crianças aprendem enquanto se divertem, contribuindo para a construção de cidadãos conscientes e culturalmente enriquecidos.